O disco do projeto Elas de Minas, lançado em outubro do ano passado, entrou essa semana no “World Music Charts Europe” como um dos vinte discos de “música do mundo” mais tocados nas rádios européias; a lista é feita por radialistas de 24 países do continente e conta com trabalhos das mais diversas partes do globo.

Acesse a lista e conheça os 20 álbuns mais tocados nas Europa.

Sobre o projeto

Para demonstrar uma das facetas singulares da música popular atualmente produzida em Minas Gerais, a produtora musical Lailah Gouvêa criou o Elas de Minas, um projeto que, por meio de edital público, escolheu intérpretes e compositoras do sexo feminino, residentes ou naturais de Minas Gerais, para a gravação de um CD. “Eu acredito que estamos em um momento muito especial para a música autoral. Isso é uma acontecimento regional, como já aconteceu em tantos outros lugares do Brasil. Minha intenção foi de registrar e dar visibilidade para artistas que dão vida a esta identidade”, conta a produtora.

Quem são elas

> Brisa Marques – Também atriz, letrista e apresentadora de TV, tem parceria com Mestre Jonas, Murilo Antunes, Flávio Henrique, Laura Lopes e Luiza Brina.

> Carine Corrêa – Cantora, pianista e compositora, atualmente, a mineira vive no Rio de Janeiro.

> Déa Trancoso – Com 25 anos de carreira, a cantora do Jequitinhonha tem um selo, Tum Tum Tum Discos, lançou três álbuns e foi indicada duas vezes ao Prêmio da Música Brasileira.

> Irene Bertachini – Idealizadora do Festival Palavra Som e do coletivo de compositoras Ana, também canta no grupo Urucum na Cara.

> Juliana Perdigão – Vivendo atualmente em São Paulo, a cantora tem um disco solo, Álbum desconhecido (2012), e trabalhos com grupos como Corta Jaca e Graveola.

> Laura Lopes – Com um álbum, ‘Abaporu’ (2012), lançado, ela compôs canções gravadas por Luiza Brina e Transmissor. É também integrante do grupo Frito na Hora.

> Lívia Itaborahy – Está preparando seu álbum de estreia. Desde 2009, apresenta-se ao lado do violonista Emerson Carlos.

> Lysia Condé – Radicada no Rio Grande do Norte, a cantora já gravou músicas de Heitor Villa-Lobos, Ná Ozzetti, Itamar Assumpção e Jacob do Bandolim.

> Marina Machado – Com 20 anos de carreira e quatro álbuns lançados, ela é fundadora da Cia. Burlantins e cantou com Milton Nascimento entre 2003 e 2006 na turnê ‘Pietá’.

 

elas de minas